Com o apoio da União Europeia, a visita da delegação Sérvia à Confederação dos Agricultores de Portugal está inserida num projeto de cooperação técnica, cujo objetivo consiste no reforço do diálogo social naquele país, no quadro da adesão à União Europeia.
A Sérvia apresentou o pedido de adesão em dezembro de 2009, tendo-lhe sido concedido o estatuto de país candidato em março de 2012. As negociações de adesão começaram em janeiro de 2014 e continuam a bom ritmo, nomeadamente através do contacto com outros Estados-membros.
Visitas como a que a delegação servia fez à sede da CAP, possibilitam, por exemplo, um maior conhecimento das responsabilidades laborais para com as profissões enquadradas na atividade agrícola, como sejam as exigências crescentes das regras de saúde e segurança no trabalho.
A Delegação Tripartida Sérvia incluiu representantes do Conselho Económico e Social Sérvio e da Agência Nacional Sérvia para a Resolução de Conflitos Laborais, que foram acompanhados por funcionários da OIT Sérvia e OIT Lisboa.
Fonte: CAP, 06/02/2025