Todas as notícias sobre Agricultura e Floresta
FIGUEIRA DOS AMORES eleita Árvore de 2025
A Figueira da Austrália, que faz parte do património vivo dos Jardins da Quinta das Lágrimas, em Santa Clara, Coimbra, onde todos os anos é visitada por milhares de pessoas, é a vencedora de mais uma edição nacional do concurso Árvore do Ano, com 2.713 votos.
INE divulga resultados do Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas 2023
O portal do Instituto Nacional de Estatística disponibiliza no seu portal, os resultados do Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas 2023, uma iniciativa obrigatória que visa responder às necessidades estatísticas internacionais e nacionais, entre recenseamentos agrícolas.
PDR2020 - Operação 8.1.4 – Candidaturas à 1ª fase
Entre 28 de novembro e 9 de janeiro de 2025 decorre a 1ª fase de candidaturas a financiamentos no âmbito da «Operação 8.1.4 - Restabelecimento da floresta afetada por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos | Estabilização de emergência pós incêndio».
Governo altera Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial
O Conselho de Ministros de 28 de novembro aprovou um Decreto-Lei que promove uma alteração ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), permitindo o aumento da oferta de solos destinados à construção de habitação.
LÍNGUA AZUL – Governo reforça com 1 milhão o apoio financeiro às OPSA em 2024
Entra hoje em vigor o Despacho nº14139-A/2024 que autoriza um acréscimo de 1 milhão de euros à subvenção anual de 2024 para compensar as OPSA pelo acréscimo de custos relativos à aquisição de vacinas contra o serotipo 3 do vírus da Língua Azul.
DGAV atualiza meios de identificação em ovinos e caprinos
O Despacho nº 13610/2024, relativo ao SIRCA, atualiza as regras de aplicação de meios de identificação em ovinos e caprinos, e estabelece uma marca auricular eletrónica como segundo meio de identificação obrigatório, substituindo o atual bolo reticular eletrónico.
Adiamento do Regulamento Europeu Para a Desflorestação
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) congratula-se com decisão tomada pelo Parlamento Europeu de adiar, por um ano, a entrada em vigor do Regulamento Europeu para a Desflorestação e Degradação Florestal (UEDR) – um adiamento também já proposto pela Comissão Europeia e recentemente aprovado pelo Conselho Europeu. Este interregno de um ano assume-se, assim, como a oportunidade para ajustar devidamente os regulamentos, por forma a que tenham condições de aplicabilidade no terreno.