Os agricultores sempre ouviram do Papa Francisco boas palavras e o muito apreço que demonstrava por aqueles que caminham na vida com um vínculo à terra e assumem a responsabilidade da alimentação do mundo.
Na última vez que passou por Portugal, durante as extraordinárias Jornadas Mundiais da Juventudes realizadas em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto de 2023, os cerealicultores de Portugal, através da ANPOC, foram doadores das toneladas de trigo mole necessárias para a preparação artesanal, pelas Irmãs Clarissas, das centenas de milhares de hóstias servidas nas celebrações dessa semana, em que capital acolheu mais de um milhão de pessoas.
Neste momento de homenagem a Sua Santidade, também os agricultores espanhóis recordam, com emoção, a audiência privada concedida a 13 de maio de 2023 aos dirigentes da ASAJA, na Biblioteca do Vaticano.
Pedro Barato não esquecerá jamais, as palavras de Francisco no modo como reconheceu que os verdadeiros ambientalistas são aqueles que trabalham com os animais e cultivam a terra.
“Os primeiros ecologistas de uma área, de um país, de um continente, são vocês. Aqueles que estão na dança, aqueles que estão dentro: as pessoas que trabalham com animais, com plantas, que vivem juntas dia a dia e sabem sobre os seus problemas e as suas realizações. Ao vivo olhando para o céu, sejam poetas da terra”.
Fonte: CAP, 22/04/2025