Arquivo
Governo adianta até 50% das ajudas sob forma de subsídio reembolsável
Começa amanhã, 17 de Maio, o período para candidaturas ao “apoio excecional de crise, sob a forma de subsídio reembolsável, dirigido aos agricultores”. Este apoio não representa nenhum montante extra, mas o adiantamento de verbas, que serão descontadas das ajudas a receber até ao final do ano de 2022.
CORREÇÃO DE SOLOS ÁCIDOS COM SUBPRODUTO DA INDÚSTRIA DO AÇÚCAR
O Conselho Consultivo do Azeite de 11 de Maio convidou a empresa Sidul Açúcares para demonstrar que um subproduto resultante da produção de açúcar de cana pode ser um corretivo alcalinizante do solo, respeitando as disposições europeias e da Agência Portuguesa do Ambiente.
TEMPO SECO ALERTA PARA PERIGO DE INCÊNDIOS RURAIS
Face à previsão do IPMA para os próximos dias, a ANEPC determinou a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE), nível AMARELO, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre as 00:00 horas do dia 10, até as 23:59, do dia 14 de Maio, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu.
Assista ao evento sobre Polinização no encontro anual da Rede polli.NET - 13 de Maio, 9h45
Criada há cerca de um ano, esta rede colaborativa envolve associações de produtores como a CAP, FNAP, FNOP, ANPROMIS e AAPIM, e visa o reconhecimento da polinização como ecossistema vital para todos. Pode acompanhar o encontro no YouTube.
COMISSÃO LANÇA CONSULTA PÚBLICA sobre concorrência na produção e no comércio de produtos agrícolas
A consulta tem formato de Questionário e decorre até 23 de Maio, após o que a Comissão analisará todas as respostas (em qualquer das línguas oficiais) e preparará um resumo dos principais pontos e conclusões, que serão publicados na página central de consultas públicas da Comissão - "Dê sua opinião".
2º WEBINAR: Economia na Política Florestal Portuguesa – A PERSPETIVA DAS EMPRESAS - 17 de Maio, 11 horas
Neste segundo seminário promovido pela CAP sobre a grande questão: “Ainda há espaço para a economia na política florestal portuguesa?” vamos conhecer a perspetivas das empresas. Inscrições gratuitas
AGRICULTORES REAGEM À SUBIDA DO GASÓLEO: descida de 20 cêntimos não se verificou
Descida anunciada de 20 cêntimos no ISP traduziu-se num incompreensível aumento do preço na fatura a pagar pelos agricultores. Governo tem de agir para que medida anunciada INCLUA O GASÓLEO AGRÍCOLA e para que a redução anunciada seja efetivamente cumprida.
GUERRA - Governo tem de pedir alteração do mecanismo europeu de apoio ao setor agrícola
Comissão acionou a reserva de crise para apoiar os setores agrícolas mais afetados pela guerra na Ucrânia, mas o montante atribuído a Portugal foi condicionado pelo pouco peso do 1º pilar e criou uma inaceitável desvantagem para com os congéneres europeus.