Todas as notícias sobre Alimentação e Consumo
Bruxelas aprova Pacote Economia Circular II
Foi adotado pelo Colégio de Comissários o “Pacote Economia Circular II”, composto pela proposta de Regulamento relativo às embalagens e resíduos de embalagens e pelo Quadro Estratégico da UE para os plásticos de base biológica, os plásticos biodegradáveis e os plásticos compostáveis.
PORTUGAL FRESH presente na Feira Internacional ‘Fruit Atration’ em Madrid
A Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal - Portugal Fresh - participa com 46 empresas e associações do sector na ‘Fruit Atraction que se realiza entre 4 e 6 de Outubro na capital espanhola.
FITOFÁRMACOS - Revisão dos limites máximos de resíduos aumenta restrições de uso
O Ofício Circular da DGAV nº 6/2022 refere as restrições/alterações aos usos autorizados de produtos fitofarmacêuticos com base nas substâncias ativas Metoxifenozida e Spinosade, em resultado da revisão dos respetivos limites máximos de resíduos (LMR).
OCRATOXINA A – Comissão impõe teores máximos em mais géneros alimentícios
Foi publicado o Regulamento (UE) 2022/1370 que altera o Regulamento (CE) nº 1881/2006, no que diz respeito aos teores máximos de ocratoxina A em géneros alimentícios como frutos secos, plantas aromáticas, infusões de plantas e alguns vinhos.
Apicultores nacionais rejeitam fraudes no mercado espanhol do mel
FNAP repudia o titulo saído no jornal Público em 31 de Julho: “Portugal suspeito de estar a manipular mel chinês para o vender como sendo espanhol” e, através de comunicado de imprensa, acusa os operadores espanhóis de fraude.
Referências Geográficas na Rotulagem de produtos do setor vitivinícola
As Denominações de Origem (DO) e as Indicações Geográficas (IG) identificam regiões que pelas suas características climáticas, solos, castas e técnicas de produção, conferem aos vinhos, vinagres, bebidas espirituosas de origem vínica e produtos vitivinícolas aromatizados aí produzidos uma qualidade e tipicidade únicas, reputação e valor económico.
COMISSÃO LANÇA CONSULTA PÚBLICA sobre concorrência na produção e no comércio de produtos agrícolas
A consulta tem formato de Questionário e decorre até 23 de Maio, após o que a Comissão analisará todas as respostas (em qualquer das línguas oficiais) e preparará um resumo dos principais pontos e conclusões, que serão publicados na página central de consultas públicas da Comissão - "Dê sua opinião".