Arquivo
SECA SEVERA – Autorização para forragens frescas, secas ou ensiladas não biológicas, na alimentação de animais biológicos
Considerando a declaração de seca severa em 40% do território, a DGADR informa os produtores sobre a forma de solicitar autorização para uso de forragens frescas, secas ou ensiladas não biológicas, na alimentação de animais biológicos, ao abrigo da alínea 3 do artigo 3º do Regulamento Delegado (UE) 2020/2146 da Comissão.
VITIS - Prorrogação de prazos
Constrangimentos provocados pelas alterações climáticas nos últimos meses levam à prorrogação do prazo para recepção dos pedidos de pagamento de candidaturas VITIS até ao dia 15/07/2023 e a uma prorrogação do prazo das alterações de candidaturas até ao dia 30/06/2023.
Intempéries
Intempéries em Trás-os-Montes e Alto Douro devem mobilizar apoios imediatos por parte do Governo para fazer face a avultadas perdas e prejuízos: CAP defende que sistema de seguros precisa de ser revisto para contemplar e garantir cobertura do capital produtivo contra fenómenos climatéricos intensos e imprevisíveis. Destruição provocada pela intensidade dos fenómenos climatéricos afetou cerca de 6000 hectares de vinha, 1000 de olival e 650 de Fruticultura (maçã e pêssego) em 7 concelhos da região.
FNA 23| Afirmação de vitalidade da agricultura e das tradições ribatejanas
Encerrou no domingo a 59ª Feira Nacional de Agricultura, o maior certame agrícola nacional, que atraiu cerca de 200 mil visitantes, de todos os pontos do país, numa montra da vitalidade e dinâmica da agricultura nacional.
Workshop: Sistemas de Irrigação Fotovoltaicos de Alta Potência
Destinado às Organizações de Agricultores e seus associados, o workshop decorre na 4ª feira, dia 28 de junho de 2023, em formato presencial, das 10:00h às 16:00h, na sede da CAP em Lisboa. Inscrições gratuitas mas limitadas à capacidade da sala.
Sondagem da Católica para a CAP revela que portugueses avaliam negativamente o trabalho do Governo para o sector
Dois terços dos portugueses avaliam de forma negativa – como “mau” ou “muito mau” – o trabalho que o Governo tem feito no setor agrícola e nos demais temas relacionados com a alimentação, apontando para a necessidade de reforço das áreas tuteladas pelo Ministério da Agricultura – incluindo o regresso à sua alçada da pasta das Florestas e maior capacidade de gestão em dossiês fundamentais, como a gestão da água.