Todas as notícias sobre 2024
COMUNICADO CAP: Relatório sobre o futuro da Agricultura na Europa
Foi ontem tornado hoje público o Relatório solicitado pela Presidente Van der Leyen. O documento é uma resposta aos protestos dos agricultores e pode vir a representar um ponto de viragem essencial para corrigir o rumo errado que foi seguido nos últimos anos nas políticas agrícolas ao nível europeu.
Extensão do Contrato Coletivo de Trabalho entre a CAP e o SETAAB 2024
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social publicou a Portaria nº191/2024/1 relativa à extensão do contrato coletivo celebrado entre a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, Floresta, Pesca, Turismo, Indústria Alimentar, Bebidas e Afins (SETAAB)
Eduardo Oliveira e Sousa na Companhia das Lezírias
Tomou posse o novo Conselho de Administração da Companhia das Lezírias, empresa pública ligada à agropecuária e floresta, presidido por Eduardo Oliveira e Sousa, deputado pela Aliança Democrática na atual legislatura e presidente da CAP entre 2017 e 2023.
BALCÃO DOS FUNDOS DA AGRICULTURA - Exige Cartão de Cidadão Ativo ou Chave Móvel Digital
O novo Balcão dos Fundos da Agricultura (BFA) é uma novidade criada no âmbito do PEPAC para “ser o ponto central de acesso às oportunidades de financiamento PEPAC no continente”, segundo os responsáveis, mas tem tudo para criar mais um constrangimento aos agricultores.
COMUNICADO - CAP reúne Direção para deliberar que ações tomar perante inação do Governo
“É tempo de agir e exigir ao Governo que honre a palavra dada”. Reunião plenária da Direção da CAP tem lugar na próxima sexta-feira, dia 26, na Adega Cooperativa da Tocha (Cantanhede). Passados praticamente quatro meses da tomada de posse do Governo, promessa eleitoral de devolver ao Ministério da Agricultura as Direções Regionais, que foram extintas e integradas nas CCDR, continua por cumprir.
Prémios Gulbenkian para a Humanidade 2024
A 5ª edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, presidido por Angela Merkel, elegeu três vencedores: uma organização egípcia (SEKEM), um cientista indo-americano (Rattan Lal) e um programa estadual indiano (APCNF) vão partilhar o prémio no valor de um milhão de euros.